Home/Notícias

Notícias

Case de sucesso e importância da gestão são temas do Erccont 2016

O exemplo de gestão da Associação Chapecoense de Futebol e a importância do planejamento e aprimoramento profissional foram abordados no segundo dia do Encontro Regional de Ciências Contábeis (Erccont 2016), nessa semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), o evento, com o tema “Contabilidade, Conhecimento e Inteligência Digital”, encerra nesta quarta-feira (26).

A programação iniciou com o painel teve como tema central “Atual conjuntura econômica, a contabilidade e seus desafios”, tendo como mediador o contador Roberto Aurélio Merlo e participação do empresário e presidente da Associação Chapecoense de Futebol Sandro Luiz Pallaoro e da doutora em Controladoria e Contabilidade Ilse Maria Beuren.

Merlo iniciou o painel destacando o exemplo que a Chapecoense é para o Brasil. “O reconhecimento do clube iniciou com o planejamento e a gestão contábil, em 2008”, observou. Pallaoro relatou como é a gestão do clube. “A administração é feita por um grupo de empresários e as decisões são tomadas em conjunto. Fizemos uma projeção para o ano seguinte de acordo com as rendas previstas, que vem de aproximadamente 9 mil sócios, vendas, patrocínios e verba de televisão, e conforme a projeção de investimentos no pagamento 213 colaboradores, contratações, investimentos em equipamentos, entre outros”, descreveu.

Com uma gestão profissionaliza, a Chapecoense passou da Série D para a Série A. “Em 2005, passamos por um período difícil e fizemos uma reestruturação. O orçamento para 2016 foi de aproximadamente R$ 50 milhões e, ao contrário de outros clubes, não temos dívidas. Mostramos um modelo diferente de fazer futebol, com planejamento, comprometimento, responsabilidade e transparência”, realçou Pallaoro.

O mediador assinalou a importância do planejamento e do controle para o sucesso da atividade empresarial.

Ilse enfatizou que o planejamento é fundamental para qualquer empresa, independente do seu tamanho ou área de atuação. “As organizações que tem planejamento, utilizam indicadores e discutem isso com o contador tem uma chance de sucesso muito maior”, disse. Um dos desafios para os contadores, segundo ela, são as despesas variáveis, com três áreas em evidência: custos, gestão tributária a auditoria. “Essas áreas sempre foram importantes, o que muda é a necessidade de informações para cada um desses setores, com gestão e planejamento. Temos que nos preparar para sermos empreendedores não apenas no sentido de ter um negócio, mas também sob o ponto de vista de produção de informação e suporte aos gestores”, argumentou.

De acordo com Ilse, o profissional precisa ter sendo crítico, ser proativo e íntegro. “O contador precisa informar sempre seu cliente de forma correta, mesmo que a decisão dele seja outra, e ter persistência frente aos desafios da profissão”, orientou.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Compartilhe

Merlo Educação Executiva em Controladoria de Gestão

Logomarca Merlo

Rua Lauro Müller, 699-E
Santa Maria
Chapecó - SC
CEP 89812-214

(49) 3323.9940

Todos os direitos reservados. Merlo Educação Executiva em Controladoria de Gestão. 2018

DBlinks - Agência Digital